sexta-feira, 10 de junho de 2016

História da Enfermagem no Brasil

                                    HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

Iniciou com a medicina indígena, seus mitos e rituais, e toda a sua cultura influenciava na saúde. Com o descobrimento do Brasil, a Enfermagem no país ficou designada aos jesuítas. Surgiram Casas de Misericórdia no Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.
O presente estudo aborda o início da profissionalização da enfermagem brasileira através da vinda de enfermeiras francesas, de 1891 a 1895, para o Hospício Nacional de Alienados (HNA), no Rio de Janeiro.
Ao final do século XIX, iniciou uma constante aglomeração de pessoas em precárias condições de vida, eram fatores que facilitavam a proliferação de doenças infectocontagiosas.
Por conta disso e de outros fatores, como economia, Oswaldo Cruz assumiu a Direção Geral de Saúde Pública. Mais tarde, Carlos Chagas assume a saúde no país, e numa tentativa de reorganização dos serviços de saúde, cria o Departamento Nacional de Saúde Pública, órgão que, durante anos, exerceu ação normativa e executiva das atividades de Saúde Pública no Brasil.
No período de 1920 a 1926 Carlos Chagas iniciou um projeto para a saúde pública, no mesmo a enfermeira-visitadora teria um papel fundamental a desempenhar como educadora sanitária e foi com essa intenção, proclamada na ocasião, que se institucionalizou a enfermagem moderna no Brasil
Apesar do cenário de não aceitação por parte dos cidadãos em relação ao serviço prestado pelas enfermeiras-visitadoras, grande parte da população lutava para que houvesse uma saúde de qualidade, e por conta disso o governo decidiu criar um ministério somente para a saúde, pois antes o ministério dos trabalhadores englobava o da saúde. Em 1953, surge o Ministério da Saúde, um órgão do Poder Executivo Federal.
 A partir de 1975, um novo modelo foi definido por meio da Lei 2.229 do Sistema Nacional de Saúde, essa lei legitimou a pluralidade institucional no setor e identificou, a Previdência Social como responsável pela assistência individual e curativa, e o ministério da Saúde, por intermédio das Secretarias, cuidados preventivos.
No final da década de 1970 e início de 1980, foi marcado por grande mobilização social, buscando por mais condições, e uma melhor política de saúde. Em 1986 foi criado o SUS, nessa mesma época foram criados mais 26 cursos de enfermagem, nesse período acontecia o sucateamento da rede pública, a medicina perdeu sua autonomia em dependência ao seguro de saúde.



<www2.unifap.br/enfermagem/sobre-o-curso/historia-da-enfermagem/>
Acessado em: 18.mar.2016
<www.soenfermagem.net/historia/>
Acessado em: 18.mar.2016
<brasilescola.uou.com.br/sociologia/o-inicio-das-politicas-publicas-para-saude-no-brasil-republica.htm>
Acessado em: 19.mar.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário